|
|
|
Especialista em Endomarketing reúne em livro insights para auxiliar executivos a aprimorar performance da empresa.
|
Para executivos, bons salários e amplos benefícios não são mais suficientes para promover a satisfação dos colaboradores. Por isso, é preciso atuar no fortalecimento do público interno. |
|
Especialistas apontam que a opinião do público interno e dos colaboradores das empresas tem grande influência nos julgamentos do público externo e do consumidor em geral. Justamente por isso, as empresas têm investido cada vez mais nas práticas do endomarketing – conjunto de programas de marketing voltado ao público interno das empresas com o objetivo de manter um relacionamento harmônico e despertar a produtividade pessoal.
Em Sorria, você trabalha aqui! – 500 Insights para Endomarketing que chega ao mercado pelo Integrare Business, selo da Integrare Editora, a especialista em Endomarketing, Analisa de Medeiros Brum, mostra que nem sempre bons salários, benefícios atraentes, uma tentadora proposta de trabalho são suficientes para deixar colaboradores satisfeitos e produtivos. Muitas vezes é necessário investir amplamente em planos e estudos personalizados para transformar, para melhor, os cenários da empresa.
Cada caso é um caso
Prefaciado por Eduardo Parente, presidente da MRS Logística S/A, empresa que atua no mercado de transporte ferroviário desde 1996, o livro reúne 500 insigths para endomarketing. São técnicas e estratégias que podem ser adotadas por empresas para promover o alinhamento do público interno à missão, visão, valores e princípios das empresas.
A proposta, segundo a autora, é que o livro atue como um gerador de ideias, uma vez que os textos podem ser consultados aleatoriamente, a fim de que os executivos possam construir suas próprias estratégias de endomarketing. A especialista alerta que as ideias podem ser aplicadas de acordo com o momento que a empresa vive, com as necessidades que possui e com o nível de informação e de integração dos colaboradores. “É claro que os gestores também precisam avaliar questões mais particulares como o segmento de atuação da empresa, porte, localização, perfil do público interno, além de outros fatores” – esclarece a autora.
Entre as orientações reunidas no livro, a autora destaca, por exemplo, a importância de os colaboradores conhecerem bem a empresa, seus produtos e serviços, os mercados e as áreas de trabalho. Também destaca a importância de manter vivas iniciativas como o “Café com o Presidente” ou com a diretoria da empresa, além de outras iniciativas como a promoção de jogos interativos virtuais, campanhas para manter a qualidade de vida e a troca de informações – tudo para manter uma vida profissional saudável produtiva. |
Sobre a autora
Analisa de Medeiros Brum é especialista em Endomarketing – marketing dirigido ao público interno dos ambientes corporativos. Criadora e diretora há 10 anos da HappyHouse Brasil*, uma agência de endomarketing cuja atuação tem sido distinguida com prêmios no Brasil e no exterior, teve importante participação na implantação de processos de Comunicação Interna em grandes empresas brasileiras que se tornaram, inclusive, benchmarking nesse tema. Além de publicitária, consultora e conferencista, Analisa Brum é formada em Relações Públicas pela PUC/RS, em Administração de empresas pela URGS, onde também fez pós-graduação em Administração e Marketing. É autora de cinco livros sobre o tema: Endomarketing de A a Z (Integrare Editora); Endomarketing; Endomarketing como Estratégia de Gestão; Um olhar sobre o Marketing Interno; Respirando Endomarketing e Face a Face com o Endomarketing pela L&PM Editores.
* A HappyHouse Brasil é a primeira agência de Comunicação Interna do País.
Sobre a Editora
Criado pela Integrare Editora, o selo Integrare Business chega ao mercado com o objetivo de trazer projetos de livros instigantes, cujo firme propósito é antecipar e suprir anseios do mercado corporativo. Assim, a proposta vai além de lançar produtos para concorrer com livros deste segmento no mercado editorial. Entre os autores selecionados estão David Jones, José Roberto Martins, Arthur Bender, Sidnei Oliveira. Para 2013, estão previstos outros dez títulos.
|
Sorria, você trabalha aqui! – 500 Insights para Endomarketing
Analisa de Medeiros Brum
224 páginas
Preço: R$ 49,90
Integrare Business, 2012
Conheça também da mesma autora, Endomarketing de A a Z, Integrare Editora - 2010 |
|